Agende uma consulta e saiba mais
A psicanálise com adolescentes adapta os princípios da psicanálise clássica para as particularidades dessa fase da vida, marcada por intensas mudanças físicas, emocionais e sociais. Embora a técnica priorize a fala, ela geralmente se flexibiliza para se adequar melhor à linguagem e às necessidades do adolescente, incorporando, por exemplo, atividades criativas que facilitem o engajamento no processo terapêutico, como jogos, músicas, pinturas, etc. A adolescência é um período de busca de identidade, onde o jovem explora quem é e quem deseja se tornar. Essa busca envolve conflitos relacionados a pressões sociais, pertencimento, sexualidade, futuro, entre outros, que podem ser abordados na análise. Questões familiares também são centrais, com temas como divergências, separações e a busca por independência sendo recorrentes.
Na psicanálise com adolescentes, oferecemos um espaço seguro e confidencial para que o jovem fale de seus sofrimentos e alegrias e dalí extraia um saber e um fazer singulares. Saber-fazer com suas angústias, ansiedades, desejos, cobranças, etc. Nesse sentido, a análise pode auxiliar o adolescente a se desenvolver como sujeito desejante, com maior independência, integrar experiências passadas e presentes, e lidar com ansiedades específicas dessa fase, como o medo do futuro e a pressão social. Dessa forma, a psicanálise com adolescentes reconhece a complexidade dessa fase da vida e busca criar um ambiente onde o jovem possa explorar livremente seus conflitos e desenvolver uma identidade saudável e integrada.
Os pais também têm um lugar central na clínica com adolescentes. Não se trata de fazer psicoterapia de família, mas trabalhar com os pais aquilo que está incomodando a eles. Por vezes, a preocupação dos pais com os seus filhos adolescentes não é aquilo que o adolescente procura trabalhar na clínica. Nesses casos, é preciso que os pais falem sobre o seu sofrimento para que o adolescente caminhe rumo a sua independência e os laços familiares não se adoeçam nesse percurso.